Quais São Os Objectivos Deste Projecto?

O projecto Terra de Origem, promovido pela Duna – Associação de Eco-Consciência, tem como objectivo agariar donativos para adquirir uma área de 100 km2 de terra na Serra Nevada de Santa Marta, Colômbia, para seja retomada, repovoada e reflorestada pelos Arhuacos, um dos quatro povos indígenas que vivem naquela região.

Como Posso Ajudar?

Através de donativos, que podem ser feitos directamente online clicando neste botão.

Ou se preferir, através de um depósito ou uma transferência bancária utilizando os seguintes dados.

IBAN
PT50 0018 0003 4721 5405 02014
BIC/SWIFT
TOTAPTPL

Qual É A Importância Desta Área Em Particular?

Além de fazer parte de uma região essencial para a biodiversidade global, foi classificada em 1979 como Reserva da Biosfera pela UNESCO e candidata a Património da Humanidade, esta área é determinante para unificar e salvaguardar corredores ecológicos que foram sendo divididos e ocupados ao longo das últimas décadas por actividades de exploração comercial e industrial que prejudicaram os ecossistemas naturais da região. Com esta aquisição, a área seria requalificada e os ecossistemas ficariam assim salvaguardados da ruptura e declínio definitivos — mais detalhes aqui.
Localizada na cidade de El Copey, departamento (estado federal) de Cesar, é originalmente um antigo território indígena, do qual os povos autóctones foram sendo progressivamente privados e espoliados, sendo adquirida, passaria novamente a pertencer-lhes.

Como Será Utilizado O Meu Donativo?

70% do seu donativo será utilizado diretamente na compra de terras na Serra Nevada de Santa Marta, Colômbia. Os restantes 30% serão utilizados na gestão e administração do projecto, mais concretamente:

– ajuda e assistência humanitária à comunidade indígena Arhuaca;
– processo burocrático e administrativo de compra de terras na Colômbia;
– gestão e administração do projecto e outros serviços (topografia, contabilidade, comunicação, website, deslocações, etc.).

Retomar, Repovoar e Reflorestar?

Retomar, porque os 100 km2 de terra serão devolvidos através da CIT – Confederação Indígena Tayrona) ao povo Arhuaco, que irá repovoar 20% da área com habitação e agricultura de subsistência, os restantes 80% serão reflorestados de forma a unificar os corredores ecológicos e aumentar a área da própria reserva natural.

Quem São Os Parceiros Locais?

Este projecto é feito em parceria com o povo arhuaco (um dos quatro povos indígenas que vivem na Serra Nevada de Santa Marta), em coordenação com a CIT – Confederação Indígena Tayrona, a única instituíção com capacidade legal de fazer com que as terras compradas sejam integradas na reserva natural, nomeadamente na zona destinada aos Arhuacos.

A articulação entre as partes é feita localmente por Cabildo Gobernador, autoridade máxima do povo Arhuaco, que se reúne periodicamente com os representantes dos outros três povos indígenas da Serra (Koguis, Wiwa e Kankuamos), de forma a articular as intervenções internas e externas neste território. Coordenando ainda as autoridades dos 46 conjuntos populacionais Arhuacos, compostos por um total de 46 mil indígenas.

Existem Protocolos Ou Outra Documentação Legal?

Sim, pode consultar toda a documentação nesta pasta pública, clicando aqui.

As terras compradas serão integradas na reserva natural, nomeadamente na zona destinada aos Arhuacos – Resguardo Arhuaco. A CIT – Confederação Indígena Tayrona, delegou na Duna – Associação de Eco-Consciência os poderes necessários para a representar internacionalmente e gerir a recolha de fundos para o projecto de compra de terras.

No terreno, os nossos parceiros indígenas são compostos pelo cabildo (governador indígena), os mamos (líderes espirituais) e o restante povo Arhuaco.

O Que Foi Feito Até Agora?

A Duna – Associação de Eco-Consciência surgiu para dar continuidade ao trabalho de recuperação e reflorestação de terras indígenas colombianas, um processo que ao longo dos últimos 20 anos tem sido feito por associações espanholas, francesas e italianas, em parceria com o povo Arhuaco e a Confederação Indígena Tayrona. Um processo ao qual a Duna – Associação de Eco-Consciência se juntou, formalmente como associação, porque havia a necessidade de actuar como um todo, agregando de forma institucional as várias acções isoladas de compras de terras indígenas, que estavam a ser levadas a cabo por associações um pouco por toda a Europa. Até 2018, membros fundadores da nossa associação trabalharam de forma pessoal e voluntária estabelecendo contactos, ajudando na comunicação e articulação de projectos com outras pessoas e entidades, sendo que num determinado momento foi inevitável a criação da associação.

Assim, fundada em Maio de 2018, a Duna – Associação de Eco-Consciência tem como principal actividade a promoção de conferências e encontros em Portugal, Espanha, França, Itália, República Checa, Bélgica e Suíça, com o objectivo de debater temas relacionados com a sustentabilidade local e global. Ao nível do desenvolvimento de projectos, já coordenamos com a comunidade indígena Arhuaca de Yozagaka, a compra de 60 000 m2 de terras no norte da Colômbia, que foram devolvidas às mulheres dessa comunidade. A compra dessas terras foi feita com donativos de pessoas particulares, recolhidos nas conferências e encontros realizados.

Para estar a par de todas as actualizações sobre o projecto e a nossa actividade enquanto associação, clique aqui.